Consultoria Odebrecht

Congresso do Peru debate sobre destituição de presidente após denúncia

Pedro Pablo Kuczynski afirmou que não vai renunciar ao cargo

acessibilidade:

Nesta sexta-feira (15) o Congresso do Peru deve decidir sobre o destino do presidente Pedro Pablo Kuczynski, será debatido um pedido de vacância presidencial. O partido Fuerza Popular, que é maioria no parlamento, pediu que o presidente renunciasse ao cargo.

O presidente já afirmou que não vai renunciar ao cargo, mesmo após o escândalo de recebimento de dinheiro da empreiteira Odebrecht. "Não vou renunciar, nem à minha honra nem aos meus valores, nem às responsabilidades como presidente de todos os peruanos".

Durante um pronunciamento em rede de televisão, o presidente negou envolvimento com a Westfield Capital no período em que a consultoria recebeu o valor da empresa brasileira. A empreiteira revelou ao Congresso que pagou US$ 782 mil por uma consultoria, quando Kuczynski era ministro da Economia do Governo de Alejandro Toledo.

Kuczynski  falou sobre corrupção sistêmica no país, e disse que vai pedir as autoridades judiciais do Peru a quebra do seu sigilo bancário, "Peço o levantamento do meu sigilo bancário para que se revisem tudo o que queiram e assumo todas as responsabilidades dos meus atos", disse.

Pagamento pela consultoria

Na terça-feira (13) a Odebrecht informou a uma comissão parlamentar do Congresso Peruano, que pagou US$ 782 mil por consultorias a uma empresa do presidente Pedro Pablo Kuczynski. A CPI investiga o caso Lava Jato no país.

 

Reportar Erro