INELEGÍVEL PELAS MINORIAS

Condenado na Taturana vai presidir Direitos Humanos da Câmara

Eleito por unanimidade para comissão da Câmara está inelegível

acessibilidade:

O deputado federal Paulão (PT/AL) foi eleito nessa quinta-feira (23) o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) para o ano de 2017. O parlamentar alagoano que se encontra inelegível após condenação decorrente da Operação Taturana recebeu os votos de todos os membros do colegiado, sendo eleito com 14 votos, que representaram 100% dos deputados presentes.

Em novembro de 2016, o parlamentar foi um dos nove parlamentares e ex-deputados estaduais condenados por tomar quase R$ 2 milhões em empréstimos ilegais. O acórdão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) condenou Paulão a dez anos de inelegibilidade e o enquadra na Lei da Ficha Limpa, o que deve impedir sua candidatura em 2018. O deputado recorre da decisão que o obriga a ressarcir ao erário R$286.765,29, com juros e correção monetária.

Paulão agradeceu ao deputado Padre João (PT/MG), presidente anterior da CDHM, e reiterou alguns princípios que balizarão sua atuação na Comissão. “Criei enquanto eu era vereador a Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Maceió. Sempre tive a certeza que defender os Direitos Humanos é defender a vida. Há questões como o sistema prisional, povos indígenas, a questão agrária, LGBT, jovens negros e pobres da periferia assassinados, que são desafios grandes”, disse o novo presidente.

Paulão, em campanha com Temer e Renan (Foto: Davi Soares)

Em seu discurso de transmissão do cargo, Padre João destacou iniciativas da CDHM ao longo de 2016, como diligências externas em defesa dos povos indígenas, violações de Direitos Humanos de populações encarceradas, do direito à água e contra ataques à democracia que seguem crescendo no Brasil.

O novo presidente da CDHM foi saudado pelos deputados Chico Alencar (PSOL/RJ), Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ), Maria do Rosário (PT/RS), Benedita da Silva (PT/RJ), João Daniel (PT/SE) e Pedro Vilela (PSDB/AL). Ele é um dos mais ferrenhos defensores da presidente cassada Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula. E foi um dos cicerones de Michel Temer (PMDB), na campanha de 2014, em Maceió.

Conheça os titulares da nova composição da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

PMDB/PP/PTB/DEM/PRB/SD/PSC/PHS/PTN/PMN/PRP/PSDC/PEN/PRTB

Major Olímpio (SD/SP)

Mauro Pereira (PMDB/RS)

Pastor Luciano Braga (PRB/BA)

Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ)

Walney Rocha (PEN/RJ)

PT/PSD/PR/PROS/PCdoB

Delegado Éder Mauro (PSD/PA)

Delegado Waldir (PR/GO)

Erika Kokay (PT/DF)

Luizianne Lins (PT/CE)

Maria do Rosário (PT/RS)

Padre João (PT/MG)

Paulão (PT/AL)

Paulo Pimenta (PT/RS)

PSDB/PSB/PPS/PV

Arnaldo Jordy (PPS/PA)

Daniel Coelho (PSDB/PE)

Janete Capiberibe (PSB/AP)

(Com informações da Agência Câmara)

Reportar Erro