Memórias do cárcere

Exposição 'Resistir é Preciso' destaca combate à ditadura

Evento é organizado pelo Instituto Vladimir Herzog e documenta luta do período

acessibilidade:

vladimir

O Instituto Vladimir Herzog apresenta nesta terça-feira (6), em Brasília, a exposição ?Resistir é Preciso?, que documenta a luta da imprensa, artistas, intelectuais e estudantes contra a ditadura militar (1964-1985). ?[Trata-se da] trajetória da imprensa brasileira que combateu e resistiu à ditadura militar, na clandestinidade, no exílio e, como alternativa, nas bancas?, explica o texto do site oficial do evento.

A mostra será organizada em ordem cronológica no Centro Cultural Banco do Brasil. Publicações da época, capas de jornais oficiais e clandestinos, cartazes e manifestos estarão expostos em dois andares junto com a coleção do jornalista Alípio Freire, ex-preso político. Ele reuniu obras de artistas como Sérgio Freire, Flávio Império, Sérgio Ferro e Takaoka ? todas criadas durante o período de cárcere, no presídio Tiradentes, em São Paulo.

As ilustrações de Rubem Grilo, que produziu material para publicações como Movimento, Opinião e Pasquim na década de 1970 também fazem parte da mostra. A exibição é organizada em parceria com o Ministério da Cultura e com o Banco do Brasil e ficará aberta para visitação até o dia 22 de setembro. Após essa data a mostra passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Reportar Erro