Sem consenso

Com camisa da Chapecoense, Rosso se lança candidato à presidência da Câmara

Bancada do PSD não se decidiu sobre apoio a ele ou a Rodrigo Maia

acessibilidade:

O deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) lançou nesta segunda-feira, 9, candidatura à presidência da Câmara. Líder do PSD na Casa, ele anunciou oficialmente que concorrerá ao cargo em sua página no Facebook.

Vestindo a camisa da Chapecoense, Rosso revelou que já conversou com a bancada do PSD para propor a criação de um museu em homenagem às vítimas do acidente que vitimou parte do time catarinense.

Dentre os temas debatidos durante o lançamento, Rosso garantiu que, se for presidente “uma vez formada, abre a CPI da UNE”.

Ele também explicou porque lançou a candidatura pela rede social: “Principal bandeira nos próximos dois anos é aproximar a Câmara da sociedade, por isso estou lançando a campanha pelas redes sociais, não existe forma mais democrática”.

Dentre as críticas às atuais práticas está o fato da Casa ter virado “reativa”, já que, segundo ele, menos de 3% das leis aprovadas vêm dos deputados, sendo a maioria do Executivo. Ele também reclamou das votações feitas tarde da noite, que avançam madrugada a dentro. “A Câmara precisa voltar a ser protagonista”, completou.

Falta de consenso

Apesar de ter lançado sua candidatura, o nome de Rosso não é consenso no partido, divido por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara.

“Há conversas, há a ponderação se vale a pena insistir [na candidatura própria]”, disse o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE). Ele afirmou, entretanto, acreditar que a bancada irá apoiar Rosso se a candidatura for mantida.

Reportar Erro