Combustíveis

CNT acusa Petrobras de mentir e usar política equivocada e desastrosa

Confederação acusa estatal de sufocar os transportadores

acessibilidade:

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que é presidida pelo ex-senador mineiro Clésio Andrade, divulgou nota acusando a Petrobras e mentir para manter a política atual de preços, classificada pela entidade como "equivocada e desastrosa". A CNT alega que a carga tributária, aliada a correlação com os preços internacionais para óleo diesel não podem "sufocar os transportadores", que ainda lutam para "superar as perdas da forte recessão econômica".

Segundo a nota, a política de preços atual, atrelada ao mercado internacional, não faz sentido, pois as despesas da Petrobras são em reais e não em dólares e o setor tranportador não pode "responder pela ineficiência da Petrobras e pela corrupção que ocorreu na estatal". Além disso, a entidade afirma que a Petrobras, como detentora do monopólio do comércio de combustíveis no país, deveria "considerar as condições econômicas do Brasil".

Para dar suporte a afirmação, a CNT afirma que os países autossuficientes na produção de petróleo praticam preços menores no mercado interno e outros países com desenvolvimento similar ao brasileiro, como Rússia e México, também vendem diesel mais barato. "O óleo diesel cobrado no Brasil é, em média, 15% superior ao cobrado nos Estados Unidos, sendo que a renda média neste país é 6 vezes maior que a do brasileiro", diz a nota.

Por fim, a CNT disse que o impacto da retirada da Cide sobre o diesel é irrisório e os sucessivos comprometem com mais intensidade o transporte rodoviário, responsável por 90% do tráfego de passageiros e 60% da circulação de bens no Brasil.

Reportar Erro