CNPq divulga o resultado preliminar da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

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O CNPq divulgou o resultado preliminar da Chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A Chamada teve como objetivo apoiar projetos para estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e do Ensino Médio) e do Ensino Superior por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. Esta iniciativa visa ainda combater a evasão, que ocorre principalmente nos primeiros anos, de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nestas áreas, bem como aproximar as escolas públicas da Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.

Quando lançada, a Chamada previa um valor de R$ 3 milhões, sendo R$ 2 milhões do CNPq e R$ 1 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Posteriormente, o Ministério da Educação – MEC, reconhecendo a importância da proposta, decidiu apoiar a Chamada aportando mais R$ 3 milhões, totalizando os R$ 6 milhões disponíveis.

Com a importante parceria do MEC dobrando os recursos, foi possível aprovar 78 propostas, de uma demanda bruta inicial de 702 solicitações (o equivalente a aproximadamente R$ 40 milhões).

Em conformidade com as regras estabelecidas na Chamada nº 31/2018, foram aprovados projetos em todas as Unidades da Federação. As propostas deveriam, obrigatoriamente, prever a articulação entre instituições de pesquisa e ensino superior com escolas públicas da educação básica, envolvendo alunas do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, professores da educação básica das disciplinas de ciências exatas, tecnologias e computação, alunas de graduação de cursos das áreas de ciências exatas, engenharias e computação e pesquisadores com atuação nessas áreas.

Na avaliação da Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Profa. Adriana Tonini, o resultado da Chamada foi bastante positivo: “primeiro, pela alta demanda de propostas submetidas, que superou em muito as nossas expectativas. Segundo, pela qualidade dos projetos apresentados, que conseguiram, em sua maior parte, articular os objetivos delineados pela Chamada com ações concretas para estimular as meninas a se interessarem pelas carreiras de ciências, exatas, engenharias e computação e para promover a melhoria do ensino de ciências na Educação Básica. E, sobretudo, pelo alcance dos projetos, que contemplarão mais de 330 escolas públicas, em todos os estados do Brasil”.

A Profa. Adriana Tonini ressaltou, ainda, que “para se ter uma ideia da qualidade da demanda, das 702 propostas apresentadas, o Comitê Julgador recomendou apoio a 593. Para buscar atender o maior número possível de projetos, o CNPq continua negociando com eventuais parceiros a possibilidade de novos aportes de recursos”.

A lista de propostas aprovadas nessa etapa preliminar, pode ser encontrada no link baixo:

http://www.cnpq.br/documents/10157/6618802/Meninas_Preliminar.pdf/4c6418cd-8bd9-4cdc-8864-de0db368bf68

 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Foto: Pixabay

Fonte: CNPq

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