Crise brasileira

Cientista político diz que o PT governa em 'plataforma de mentiras'

Cientista político aponta o preço da mentira de governantes

acessibilidade:

Cientista político Eduardo Magalhães.O cientista político Eduardo Magalhães reconheceu que, “no começo, do Governo do PT houve de fato um crescimento no País, consequência da organização deixada por Fernando Henrique Cardoso, mas nos últimos dois anos o PT governou em uma plataforma de mentiras. O Governo transmitiu inverdades para a nação e por isso estamos vivenciando essa tragédia”.

Magalhães analisou os cálculos do Banco Bradesco mostram que no final do ano passado o Brasil apresentou desigualdade de renda do trabalho, indo na contramão da afirmação do governo Dilma de que o PT reduziu a desigualdade no país. O índice do Gini brasileiro do rendimento do trabalho passou de 0,498 no quarto trimestre de 2014 para 0,499 no quarto trimestre de 2015 – quanto mais próximo de zero, mais igualitária é a distribuição da renda.

O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. Pelos cálculos do banco, a desigualdade cresceu em 12 das 27 unidades da Federação no quatro trimestre do ano passado ante o mesmo período do ano anterior. Desses 12, cinco Estados do Nordeste apresentaram aumento da desigualdade.

“Os primeiros afetados [pela crise] são os indivíduos da parte inferior da distribuição de renda, diminuindo a popularidade de Dilma. Os Programas sociais não iriam funcionar para sempre e a credibilidade de uma presidente quando desaparece é quase impossível reverter”, afirmou Magalhães.

O estudo tem como base os micros dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE, e considera o rendimento habitual dos trabalhadores. Por se referir à renda do trabalho, a pesquisa não inclui programas como o Bolsa Família, o que poderia minimizar a piora. Com a crise fiscal, porém, o benefício do programa não teve aumento real no ano passado.

Reportar Erro