TEMPORAIS EM ALAGOAS

Chuvas matam quatro em Maceió e prefeito mobiliza Exército

CB resgatou 37 moradores de encostas na capital alagoana

acessibilidade:

Os temporais que castigam o Estado de Alagoas desde a última sexta-feira (26) já fizeram quatro vítimas fatais de deslizamentos de barreiras em grotas de Maceió. E o Corpo de Bombeiros realizou 37 resgates em ocorrências decorrentes das chuvas na capital alagoana.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), pediu ajuda ao Exército e decretou situação de emergência e calamidade pública, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, publicada neste sábado (27). Ontem, a Defesa Civil emitiu alerta para que famílias deixassem áreas de risco e iniciou trabalho de assistência social à população vulnerável.

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), cancelou agenda de inaugurações no Sertão de Alagoas, e retornou neste sábado à capital para comandar as ações do Estado em socorro às vítimas.

Os bombeiros militares ainda realizam buscas por pessoas soterradas, por isso, o número de mortos pode aumentar. E, de acordo com os dados divulgados pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral da Silva, houve duas mortes na Grota do Santo Amaro, no bairro da Gruta; uma na Chá da Jaqueira, e outra na Grota do Pau d’Arco, no Feitosa.

Deram entrada no Instituto de Medicina Legal (IML) as seguintes vítimas foram: Marli Santana de Oliveira, 48 anos de idade, natural de São Paulo; um menino  e uma mulher não Identificados, nas Grota Santo Amaro e na Chã da Jaqueira. Além de um homem não identificado, na Grota do Pau d’Arco, no Feitosa.

A estrutura de salvamento e resgate da corporação conta com 70 bombeiros militares na capital e 70 no interior de Alagoas. “Corpo de Bombeiros está voltado para o salvamento. No momento, a situação está sob controle. Caso seja agravada, estaremos convocando oficiais e praças”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros.

Três casas foram danificadas pelos deslizamentos na Chã da Jaqueira. 

TRANSTORNOS

Em Maceió, ainda houve quedas de árvores sobre carros, alagamentos, deslizamentos de barreiras e transbordamento da Lagoa Mundaú, que interditaram diversas vias, Essa quadra chuvosa é a mais intensa desde 2010, na avaliação da Defesa Civil Municipal. Em seis dias, choveu mais de 300 milímetros na capital alagoana. E o acumulado do mês de maio já ultrapassa 500 milímetros, quando a previsão era de 380 milímetros.

A previsão é de que o volume de chuvas só comece a recuar neste domingo (28), enquanto circulam pelas redes sociais muitas informações não confirmadas de tragédias no interior do Estado, muitas relacionadas às bacias dos rios Mundaú, Paraíba, que estão sendo acompanhadas de perto pela Sala de Situação do Estado de Alagoas.

Os telefones da Defesa Civil de Maceió são 0800 030 6205 e 3315-1437. E o do corpo de Bombeiros é 193.

Confira os pontos interditados em Maceió:

– Av. Pierre Chalita

– Ladeira Geraldo Melo;

– Avenida Senador Rui Palmeira;

– Vias de acesso ao bairro da Chã da Jaqueira;

– Avenida Leste Oeste (próximo ao Posto do Extra);

– Imediações da Praça Lucena Maranhão (Bebedouro);

– Ladeiras em Fernão Velho.

Ações recomendadas em situações de emergência:

– Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos);

– Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;

– Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais;

– Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras;

Reportar Erro