Internacional

China e Rússia pedem negociação política para a crise Síria

Documento é assinado pelas comissões de relações exteriores dos dois congressos

acessibilidade:

Os parlamentares da China e da Rússia divulgaram nesta quinta-feira (26) um comunicado sobre a crise na Síria. Para eles, a única saída viável seria realizar uma negociação política a fim de encerrar os conflitos que já duram mais de dois anos.  O texto foi assinado em conjunto pelas comissões de relações exteriores dos dois congressos.

Os dois países se dizem preocupados com a situação do país, onde vários civis têm morrido. Para os parlamentares, trata-se de uma das ?piores tragédias? humanitárias, que destrói o patrimônio cultural. Ambos disseram que há ameaça de uso da força   por meio de uma intervenção militar externa, fato considerado por eles como ?inaceitável?. Além disso, a China e a Rússia pediram uma investigação internacional sobre os incidentes de 21 de agosto, quando mais de mil pessoas morreram em Damasco.

Conforme o comunicado, os dois países aprovam a decisão síria de entregar a lista de armas químicas à Organização para a Proibição das Armas Químicas, assim como o acordo entre russos e norte-americanos para solução da questão.

Com informações da Agência Brasil.

Reportar Erro