Título salvo

Chapada dos Veadeiros mantém título de Patrimônio Natural da Unesco

Após diversas reduções, parque sustenta reconhecimento mundial dos 240 mil hectares

acessibilidade:

A 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) assegurou, nesta quarta (5), o título de Patrimônio Mundial à Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Realizada em Cracóvia, na Polônia, a sessão deu fim à incerteza da permanência do título, que ficou em risco após a chapada ter seu território reduzido por três vezes. e ficar com 65 mil hectares. O reconhecimento foi mantido após o presidente Michel Temer assinar um decreto que aumentou a Unidade de Conservação (UC) de 65 mil para 240 mil hectares.

“Graças ao fundamental processo de ampliação dessa unidade de conservação, conseguimos o reconhecimento do Comitê do Patrimônio Mundial”, comentou o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e serve de refúgio para espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará e a onça-pintada.

Reportar Erro