Senador boliviano

Celso Amorim e Luiz Figueiredo terão que dar explicações na Câmara

Comissão de Relações Exteriores aprovou a convocação dos ministros

acessibilidade:

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou nesta quarta-feira (28) a ida dos ministros Celso Amorim (Defesa) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) para prestarem explicações sobre a entrada do senador boliviano Roger Pinto Molina no Brasil. Os parlamentares exigem entender toda a operação que tem causado desgaste na relação entre o Brasil e a Bolívia.

O requerimento de convocação, de autoria do líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), foi alterado e agora faz apenas um ?convite? – deixando os ministros escolherem se querem, ou não, participar da sessão. A convocação foi transformada em convite após um acordo feito entre os membros do colegiado. No mesmo documento, os parlamentares convidam o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, para esclarecer como o senador passou pela fronteira dos dois países.

O senador boliviano Roger Molina é conhecido por fazer forte oposição ao governo de Evo Morales, cocaleiro que preside a Bolívia. O parlamentar ficou aproximadamente 15 meses asilado dentro da embaixada do Brasil no país, onde, segundo ele, viva em condições ?sub-humanas?. Sua fuga para o Brasil gerou uma crise que terminou com a demissão do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) após Dilma condenar a operação.

Reportar Erro