Anater

Comissão do Senado aprova novo cabide de empregos

Nova agência está prestes a ser criada

acessibilidade:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (6) a criação de mais um cabide de empregos: a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O texto prevê que o presidente da República poderá nomear um presidentes e três diretores para a nova agência ? todos para um mandato de quatro anos, com possibilidade de destituição de ofício ou por proposta da maioria absoluta do Conselho de Administração.

A proposta ainda será votada no plenário da Casa, mas está perto de ser viabilizada. Como justificativa para criar o cabide de empregos, o governo diz que a agencia vai coordenar programas de assistência técnica e extensão rural. Se criada, a Anater poderá realizar contratação de serviços de assistência e extensão e articular com órgãos públicos e entidades privadas do setor, inclusive os estaduais.

?Estamos aparelhando o estado brasileiro. Isto é um aparelhaço?, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), sobre a possibilidade de criação da Anater. O pessoal que trabalhará no órgão serão contratados pelo regime celetista e serão escolhidos por meio de processo seletivo público, com edital publicado no Diário Oficial da União.

Reportar Erro