Mais Lidas

Eleições na Fifa

CBF anuncia apoio à candidatura de Zico a presidente da Fifa

Agora ele precisa do apoio de outras quatro federações nacionais

acessibilidade:

O cartola Marco Antonio Del Nero anunciou nesta quinta-feira (30) que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ele preside, apoiará a candidatura do ex-craque Zico para a presidência da Fica. Além da CBF, Zico precisa que outras quatro confederações ou federações nacionais o apoiem para que a Fifa aceite o registro de sua candidatura. 

Já o ex-craque francês Michel Platini, que ontem anunciou sua candidatura, ganhou um apoio de peso: a Confederação Asiática de Futebol. O novo pleito da Fifa está marcado para o dia 26 de fevereiro de 2016. A federação italiana também apoia Platini.

"Platini vai trazer estabilidade e uma transição suave para a normalidade da Fifa neste momento difícil", declarou o xeque Salman bin Ebrahim Al Khalifa, presidente da entidade asiática. Na sua avaliação, o francês tem qualidades que o tornam "um candidato único", pedindo aos seus filiados que também apoiem Platini.

A confederação surpreendeu na última eleição da Fifa, no início de junho, ao apoiar oficialmente o suíço Joseph Blatter, mesmo contando com um filiado no pleito. O príncipe jordaniano Ali bin Hussein não recebeu o apoio formal da Confederação Asiática.

Ao declarar seu apoio a Platini, a entidade volta a deixar de lado o príncipe, que já demonstrou interesse em se candidatar novamente – mas ainda não oficializou sua intenção. Na quarta, o jordaniano criticou a candidatura do francês. Para o príncipe Ali, Platini "não é bom para a Fifa". Os dois chegaram a causar rumores de que seriam aliados na nova eleição.

Reportar Erro