Terrorista italiano

Ministro demite diretora do MJ por parecer contrário a terrorista

Ministro Cardozo demite diretora que contrariou Battisti, e depois recua

acessibilidade:

A diretora-adjunta do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça (Deest), Izaura Maria Soares Miranda, foi exonerada pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) na última segunda-feira (29) e realocada no mesmo cargo dia 1º de agosto. Segundo fontes ouvidas pelo Diário do Poder, Cardozo desistiu de demiti-la por ordem da presidenta Dilma Rousseff, que teria ficado com medo da reação pública quando o motivo da exoneração viesse à tona: a criação de um parecer técnico contrário a interesses relativos à permanência do terrorista Cesare Battisti no Brasil, que agora deseja sua nacionalidade. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Policial de carreira, Izaura chefiou várias Divisões da Polícia Federal, onde é conhecida por sua aversão ao caso Battisti ? fato que tornaria ainda mais evidente sua preferência pela expulsão do terrorista. Procurada por este site, Izaura nega a versão, mas também não explica o que motivou Cardozo a desistir de sua exoneração. ?Isso não existe, ele [Battisti] é permanente, nunca pleiteou nacionalidade?, afirmou temerosa. ?[A permanência] foi concedida pelo Conselho Nacional de Imigração?, completou.

O Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, informou que, de fato, concedeu a permanência de Battisti no país, porém, trata-se de uma autorização ?precária? que precisa ser ?ratificada? pelo Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, até então comandado pela própria Izaura.

Procurados exaustivamente por este site, o Ministério da Justiça e o Planalto não se pronunciaram sobre o fato até a publicação desta matéria.

Reportar Erro