Denúncia contra a Unilever

Cantora indiana atinge dois milhões de visualizações no YouTube

Fábrica causou contaminação do solo, água e mil trabalhadores

acessibilidade:

A cantora indiana de rap Sofia Ashraf produziu um vídeo onde critica a Unilever por não ter dado a devida atenção à contaminação por mercúrio do solo, água e demais de mil trabalhadores da cidade de Kodaikanal. Ashraf fez uma versão da música Anaconda, da cantora americana Nicki Minaj, denunciando a situação deixada pela Unilever após o fechamento de uma fábrica de termômetros em 2001.

No vídeo, que foi publicado no YouTube no último dia 30 de julho e já ultrapassou dois milhões de visualizações, a indiana e outros habitantes da cidade exigem que a Unilever "limpe a sujeira" que deixou. O sucesso do clipe pegou Ashraf, conhecida como 'rapper da burca', de surpresa, mas ela explicou que sabia que o uso de uma música popular poderia levar a mensagem de protesto a mais pessoas. "Depois que eu trabalhei em uma agência de publicidade, desenvolvi um entendimento melhor sobre como usar a cultura popular para atingir um público maior. Eu decidi usar uma canção popular como Anaconda, pois isso atrairia os fãs de Nicki Minaj, mas também aqueles que odeiam a música", disse.

A viralização do vídeo levou o CEO mundial da Unilever, Paul Polman, a dizer que a empresa está "determinada em resolver" os problemas ambientais em Kodaikanal, mas disse não precisar de "emoções falsas".

Reportar Erro