12º edição

Câmara realiza edição do Parlamento Jovem Brasileiro

Programa simula jornada parlamentar com debates e votações

acessibilidade:

Até a sexta-feira (25) a Câmara dos Deputados realiza a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho de um parlamentar federal. Trata-se de uma experiência que possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo e educa para a participação e a cidadania.

Foram selecionados 78 estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, os alunos tiveram que enviar um projeto de lei de sua autoria, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do País. Os participantes representarão os estados e o Distrito Federal. A representação ocorre de forma proporcional ao eleitorado, do mesmo modo que nas eleições oficiais.

O deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), idealizador do evento, ressalta a importância da experiência: "Estudantes conhecem, na prática, o trabalho que é feito pelos parlamentares, como é a tramitação de um projeto, a dificuldade de aprová-lo".

Neste ano, 1.785 projetos foram inscritos, com destaque para os estados do Rio de Janeiro, com 409 projetos encaminhados para a seleção; São Paulo, com 342; Amazonas, com 154 propostas; e Tocantins, com 145. Os temas mais abordados foram Educação (43,5%), Saúde (18%), Meio Ambiente (15%), Emprego (7,6%) e Segurança Pública (5%).

Entre as proposições apresentadas estão a que proíbe a contratação, por agências de modelo, de crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição; e a que determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.

Coordenadores estaduais

A primeira etapa do PJB foi realizada em março, com o Encontro dos Coordenadores Estaduais. Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação para conduzir as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenar a pré-seleção dos projetos. Durante a realização do PJB, eles acompanham em tempo integral os estudantes de cada estado, sendo responsáveis por sua disciplina e pela manutenção da ordem durante todo o período de permanência dos parlamentares jovens em Brasília. (Agência Câmara)

Reportar Erro