Sucessor de Cunha

Câmara encerra prazo de inscrições com 17 candidatos à presidência

Maria do Rosário (PT) foi a última deputada a se inscrever

acessibilidade:

O prazo de inscrições para se candidatar à presidência da Câmara dos Deputados foi encerrado ao meio-dia desta quarta-feira (13) com 17 deputados que almejam a vaga. A ex-ministra do governo Dilma deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi a última parlamentar a registrar candidatura à eleição que vai escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara. A eleição começa às 16h.

Até uma hora antes da votação, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. Qualquer deputado podia lançar candidatura nessa votação, que é secreta e realizada pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.

Os concorrentes são: Beto Mansur (PRB-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Fausto Pinato (PP-SP), Fernando Giacobo (PR-PR), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Miro Teixeira (Rede-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Para o candidato ser eleito no primeiro turno, é preciso obter a maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 parlamentares. Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais velho entre os de maior número de legislaturas na Casa.

A previsão da Secretaria-Geral da Mesa Diretora é a de que o novo presidente da Câmara será conhecido antes da meia-noite.

Reportar Erro