Saúde pública

Câmara do DF aprova a criação do Instituto Hospital de Base

Por 13 x 9, deputados criaram Instituto do Hospital de Base do DF

acessibilidade:

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o projeto de lei nº 1.486/2017, que cria o Instituto do Hospital de Base com 13 votos favoráveis, 9 contrários e duas ausências. A sessão ordinária transcorreu em clima tenso nas galerias, com manifestantes pró e contra o projeto. Os pronunciamentos dos deputados distritais foram acompanhados de vaias e palmas.

O projeto dobjetiva implantar no mais importante hospital público de Brasília um modelo de gestão privada, sob controle público. Aprovada, a proposta segue à sanção do governador Rodrigo Rollemberg.  O secretário de Saúde, Humberto Lucena, que acompanhou a votação na Câmara, afirmou que o governo Rollemberg "inaugura um tempo novo na saúde de Brasília".

O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), conduziu a sessão com segurança, enquanto os deputados se revezavam nos microfones trocando acusações. Como “trilha sonora” da sessão ouviram-se gritos e xingamentos de sindicalistas que ocupavam as galerias, numa algazarra que é frequente quando se trata do exame de projetos dos quais discordam.

Sessão da Câmara foi tumultuada.

Emenda do distrital Júlio Cesar (PRB) determina que, no momento de primeira admissão, até 30% das vagas seja destinada aos aprovados em concursos públicos da Secretaria de Saúde. A contratação não prejudica uma posterior nomeação como servidor público.  O Instituto realizará contratações pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Celina Leão (PPS) e Wellington Luiz (PMDB) e Raimundo Ribeiro (PPS) impetraram mandado de segurança na Justiça para suspender a sessão, mas a desembargadora Ana Maria Amarante, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, não deferiu liminar. 

Reportar Erro