Ano de eleições

Câmara define composição das Comissões Permanentes para 2018

Tamanho dos blocos em 2015 e proporcionalidade partidária definem ordem de escolha

acessibilidade:

As 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados começam a ser instaladas nesta terça-feira, 27. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada ano ou sessão legislativa.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, a ordem de escolha das presidências das comissões é baseada na proporcionalidade do tamanho dos blocos partidários formados no dia da posse (1º de fevereiro de 2015) e das bancadas oriundas da “janela partidária” – assim chamado o prazo de 30 dias concedido, em 2016, para que políticos trocassem de partido sem perder o mandato. De acordo com esse critério, os maiores blocos têm direito às primeiras escolhas.

A votação é secreta e realizada por processo eletrônico. Além do presidente, são eleitos os três vices que completam as mesas das comissões.

As indicações dos integrantes de cada comissão deverão ser feitas até hoje, 26.

Vice-líder do governo na Câmara, o deputado José Rocha (PR-BA) disse acreditar que o ano será mais curto paras as comissões.

"Por ser um ano atípico, por ter eleições, as comissões deverão funcionar até a primeira quinzena de julho. Depois vêm as convenções e aí entra a campanha eleitoral. A Comissão de Orçamento continua porque o orçamento vai ser votado depois das eleições", explicou. (Com informações da Agência Câmara)

Reportar Erro