Senado

Caiado quer que composição de Mesa respeite minorias

Caiado vai apresentar questão de ordem para questionar a postura de grandes partidos da Casa que tentam ?cercear as minorias do espaço da Mesa Diretora?

acessibilidade:

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), vai apresentar questão de ordem no plenário para questionar a postura de grandes partidos da Casa que tentam ?cercear as minorias do espaço da Mesa Diretora?. Segundo Caiado, a prática, de anos anteriores, impede o cumprimento do Regimento Interno do Senado, ?desrespeitando a composição do parlamento?.

Com base no artigo 46 do Regimento, Caiado diz que a proporcionalidade é feita buscando o coeficiente do partido pelo número de 11 membros da Mesa, quando na verdade a Mesa tem apenas sete membros. ?Presidente, dois vices e quatro secretários. Os outros quatro são suplentes e como tal, eles não podem entrar nessa proporcionalidade?, explicou.

Para o senador, o artifício é usado para concentrar poder nos maiores partidos e excluir as minorias dos processos de decisão. ?Vou entrar com questão de ordem, vou recorrer com a questão de ordem e sei que vou ganhar essa questão porque isso é um absurdo. Isso é cercear as minorias do espaço na Mesa?, argumentou.

Caiado diz que o surgimento de candidaturas avulsas na eleição da Mesa Diretora é uma ?prática estranha à tradição de um acordo respeitando a proporcionalidade da Casa?.  ?Estas candidaturas avulsas foram estimuladas por alguém que quer tumultuar o processo. Como diz o nordestino: ?jabuti não sobe em árvore, ou é enchente ou mão de gente?. Podem saber que tem mão de gente lá?, afirmou.

Reportar Erro