Mensaleiros

Caiado critica vitimização de meliantes

Líder do DEM critica tratamento de "heróis" a condenados por corrupção

acessibilidade:

O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO) considera ?deplorável? o movimento do PT que tenta transformar a prisão dos mensaleiros em um ato político. Em discurso, ele afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) se reencontrou com o sentimento da população brasileira, após frustrar a todos com os embargos infringentes.

Caiado disse que todas as provas foram trazidas, demonstradas e explicitadas desde a CPI dos Correios, depois pela Procuradoria Geral da República e pelo STF. ?É inaceitável vir aqui agora dizer que o julgamento foi político, em que nós sabemos que na composição daquela corte há oito membros indicados pelo Governo do PT?, disse.

Ronaldo Caiado disse não admitir a tentativa de trazer para a Câmara um jogo de governo e de oposição. ?Este Parlamento tinha que ter um ponto de concórdia. Seja lá quem for que tenha praticado a corrupção, o uso indevido da máquina pública, ele não pode aqui ser elogiado nem enaltecido como herói. Ele tem que ser reconhecido sim como criminoso. E, como tal, tem que pagar a pena que a Justiça determinou?, disse.

O deputado ainda disse que o Democratas deu exemplo de combate à corrupção. Já cortamos na carne e os senhores nunca viram aqui nós usarmos a tribuna para fazer aqui a defesa de quem quer que seja que não tenha se comportado dentro das regras da ética e da moralidade na prática política. Fomos os primeiros a tomar essa iniciativa. Expulsamos, excluímos, retiramos dos quadros do nosso partido todos aqueles que traíram o programa, a doutrina, como também a esperança e o respeito da população brasileira?, disse.

O parlamentar disse ser inadmissível o PT enaltecer aqueles que foram condenados e querer tratá-los como presos políticos. O deputado disse que os mensaleiros são políticos presos pela prática da corrupção. ?Esta é a verdade que tem que ficar clara para toda a sociedade brasileira. Essas pessoas não são heróis. Essas pessoas prestam um desserviço à política nacional?, disse.

Caiado disse não ser possível confundir os sinais e que a pena dada tem que ser cumprida. ?Como médico que sou, tem a minha solidariedade as pessoas com problemas de saúde. Mas isso não diminui, não minimiza a prática criminosa que tenha feito naquele momento, querendo agora se beneficiar pelo seu estado de saúde?, disse.

O deputado encerrou ao dizer que acredita que mesmo o político com prestígio, seja da base do governo ou da oposição, amanhã poderá ser preso e ter a mesma sentença que o cidadão comum.

Reportar Erro