PROMESSAS AO VENTO

Cai de 6% para 3% o cumprimento de promessas do governador de Alagoas

Renan Filho sequer começou a fazer 46% do que prometeu, em 2014

acessibilidade:

A plataforma de controle social eletrônica criada pelo deputado oposicionista Rodrigo Cunha (PSDB), Monitora Alagoas, identificou que o governador Renan Filho (PMDB) sequer iniciou o cumprimento de 46% das metas relativas às suas 274 promessas registradas em cartório na campanha eleitoral de 2014. Além disso, a um ano e meio do final de seu mandato, o índice de promessas cumpridas caiu pela metade no governo de Renan Filho, passando de 6% em agosto de 2016, para 3% neste momento.

Com novo layout e sistema desde essa terça-feira (16), o Monitora Alagoas registra 44% das metas prometidas como em andamento, 2% paradas, 2% sem informação. As piores situações são as das áreas do Planejamento, com 80% dos compromissos de campanha sequer iniciados; do Esporte, com 65%; a Infraestrutura, com 52%; a Assistência Social, com 51%; a Saúde, com 50% ainda sem sair do papel.

Leitos de maternidade seguem fechados (João Urtiga/Alagoas24Horas)Das 12 áreas que tiveram metas estabelecidas no programa de governo de Renan Filho, em oito não foi cumprida nenhuma das promessas. E, como exemplo política pública que não teve iniciado o cumprimento de metade das promessas de Renan Filho, o de Rodrigo Cunha citou a Saúde, cujo levantamento identificou cerca de seis mil processos de pagamentos a fornecedores travados na Sesau, e ainda o atraso na entrega dos 26 leitos de UTI e UCI neonatais da Maternidade Santa Mônica.

“É um absurdo querer colher frutos de algo que é infrutífero. Tantas vidas poderiam ter sido salvas naquela unidade que foi modernizada com 26 novos leitos. Porém não tem quem opere esses leitos”, criticou o deputado tucano, que se preocupa com os anúncios de novas obras a serem realizadas pelo Governo, a exemplo de novos hospitais.

O coordenador do Monitora Alagoas, Gustavo Maia, assessor do deputado Rodrigo Cunha, explicou ao Diário do Poder que a queda pela metade no percentual de metas que apareciam como concluídas no sistema, em agosto de 2016, é motivada tanto pela descontinuidade de serviços relativos ao cumprimento de algumas promessas, como também pela reanálise de alguns dos itens apresentados pelo governo como cumpridos, mas que não haviam sido concluídos. "As avaliações são bimestrais. Se, por exemplo, a política de merenda parar, o percentual de meta cumprida cai. Se uma obra física é concluída, o percentual avança", explicou.

CUMPRIDAS E EM ANDAMENTO

Cunha disponibiliza informações em site criado por seu gabineteSegundo o sistema criado pelo deputado estadual mais votado em Alagoas em 2014, os melhores desempenhos no cumprimento das metas estão nas áreas de Segurança Pública, com 17% das promessas concluídas; Meio Ambiente, com 9%; Ciência e Tecnologia, com 4% das metas cumpridas.

O ranking de promessas em andamento traz a área da Ciência e Tecnologia com melhor desempenho, com 86% das metas já iniciadas; Educação, com 69%; Agronegócio, com 66%; Cultura, com 60%; Segurança Pública, com 57%; Desenvolvimento Econômico e Turismo, com 55%; Infraestrutura e Meio Ambiente, com 47%; Saúde, com 38%;

Reformulada, a plataforma de controle social passou a contar com novos layout e sistema, tornando mais prático o acesso pelo endereço www.monitoraalagoas.org. O portal mostra cada uma das metas a serem realizadas, suas ações correspondentes, o orçamento disponível e as versões dadas pelas secretarias para o descumprimento da meta. Além disso, segundo a assessoria do deputado Rodrigo Cunha, o site é atualizado de acordo com o portal da transparência, dando maior segurança nas informações, contando com as respostas do próprio Governo do Estado. 

“Os próprios gestores podem ver o andamento de suas pastas. O Monitora não é o portal do Rodrigo nem deste governo, é uma plataforma para o cidadão, onde ele pode, inclusive, denunciar se ver que algo não está sendo cumprido ou em andamento”, destacou Rodrigo Cunha.

O Governo de Alagoas ignorou o pedido do Diário do Poder por um posicionamento do Governo de Alagoas sobre o fato de não ter sequer iniciado o cumprimento de 46% das metas prometidas em 2014.

Reportar Erro