Terreno sob suspeita

Bumlai faz depoimento secreto sobre Instituto Lula

Amigo conta o que sabe sobre imóveis do ex-presidente Lula

acessibilidade:

A força-tarefa da Operação Lava Jato guarda a sete chaves um depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, sobre a aquisição do terreno e das obras da sede do Instituo Lula, em São Paulo. “para preservar a eficácia das investigações”, diz a Polícia Federal.

Bumlai foi preso na Operação Passe Livre, 21ª fase da Lava Jato, em 24 de novembro do ano passado. Ele tomou empréstimo de R$ 12 milhões junto ao Banco Schahin em outubro de 2004 e esse valor teria sido destinado ao PT. O depoimento secreto não tem relação com essa acusação.

“A autoridade policial anexou novo termo de depoimento prestado por José Carlos Bumlai, cujo conteúdo requereu fosse mantido em sigilo, à exceção da defesa do próprio investigado, para preservar a eficácia das investigações. Mantenho, assim, sigilo nível 2 sobre a documentação, já que talvez necessário para não prejudicar as investigações a serem realizadas”, determinou Moro em despacho anexado aos autos em 20 de junho.

As perguntas da força-tarefa a Bumlai envolveram também a empreiteira Odebrecht. Bumlai é peça-chave na investigação sobre o Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que seria de Lula, segundo suspeita a Lava Jato, mas registrado em nome de amigos.

Reportar Erro