Nobel da Paz

Brasileiro foi o primeiro diretor da Opaq, ganhadora do Nobel da Paz

Embaixador foi destituído por pressão dos EUA, porque agia de forma independente

acessibilidade:

 

O embaixador brasileiro José Maria Bustani foi o primeiro diretor-geral da Opaq (Organização para a Proscrição das Armas Químicas) entidade das Nações Unidas contemplada pelo Prêmio Nobel da Paz, nesta sexta-feira. Bustani foi eleito para o cargo por unanimidade no ano 2000, quando FHC era presidente do Brasil, e ficou no carg até ser destituído, em 2002. Ele saiu da Opaq porque seu comportamento independente não interessava aos Estados Unidos, inventores e donos dos maiores depósitos de armas químicas do planeta.

No auge da pressão contra a Opaq, Bustani demitiu um funcionário de nacionalidade norte-americana, suspeito de estar muito mais preocupado em zelar pelos interesses do governo dos Estados Unidos do que pelos da organização para a qual trabalhava. Esse episódio foi a gota d?água que transbordou, deflagrando a crise que levou Washington a pedir sua cabeça.

Em entrevista à BBC Brasil em julho de 2002, Bustani acusou os Estados Unidos de promover um esvaziamento da entidade e de proteger os países ricos com grandes indústrias químicas, concentrando suas inspeções no Hemisfério Sul, onde as empresas químicas não são tão importantes.

Reportar Erro