Caso de polícia

Brasileiro é detido em Londres e Patriota cobra seus bens de volta

acessibilidade:

Patriota

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) cobrou nesta quinta-feira (22) a devolução dos bens de David Miranda, brasileiro detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, fossem devolvidos pelo Reino Unido. Ele classificou o episódio como um ?fato isolado? e negou que o Brasil vá adotar medidas de retaliação ao governo britânico, mas garante: ainda espera uma explicação sobre o fato. ?A nossa expectativa é que esse seja um fato isolado, que não voltará a se repetir?, disse o ministro, após uma reunião com o chanceler do Níger, Mohamed Bazoum, no Palácio do Itamaraty.

Os agentes britânicos apreenderam um computador portátil, um pen drive, jogos eletrônicos e um telefone celular do brasileiro retido. Ele teve que responder a todas as perguntas feitas no momento da prisão, mesmo sem a presença de advogado, caso contrário, estaria cometendo um crime previsto na lei local.

Miranda é namorado de Glenn Greenwald, jornalista que publicou as informações sobre o esquema de monitoramento de dados de internet e telefones feito pelos Estados Unidos. Hoje (22), a Justiça do Reino Unido anunciou que restringiu a inspeção dos documentos apreendidos com o brasileiro até 30 de agosto.

 

Reportar Erro