Perseguição

Brasileira é morta ao ter o carro confundido com o de assaltantes, em Portugal

O homem que dirigia o carro tentou fugir da polícia por não ter habilitação

acessibilidade:

Uma brasileira morreu após ser baleada no pescoço, pela polícia, na madrugada dessa quarta-feira, 15, em Lisboa. De acordo com a imprensa local, a mulher de 36 anos foi identificada como Ivanice Carvalho da Costa.

Segundo a imprensa portuguesa, a polícia confundiu o carro em que a ela e o namorado estavam, um  Renault Megane preto, com um Seat Leon preto que havia escapado de uma perseguição policial minutos antes, no bairro de Encarnação, próximo ao local onde a brasileira foi atingida.

Segundo a Polícia de Segurança Pública de Lisboa (PSP), o condutor do carro não obedeceu a ordem de parada e tentou atropelar os policiais. De acordo ainda com a polícia, o Renault Mégane preto ficou cravejado por pelo menos 20 balas da PSP.  

O namorado da vítima, de 40 anos, foi detido por estar sem habilitação, desobediência e condução perigosa.

Assalto

O crime ocorreu por volta das 3h e mobilizou dezenas de carros da polícia. A morte da brasileira aconteceu cerca de meia hora depois. Segundo informações, vários policiais dispararam em direção ao carro da brasileira, o que pode dificultar a identificação do autor do disparo letal.

A perseguição começou com policiais em motos. Em seguida, ouras unidades policiais se uniram à perseguição. Segundo informações, em uma certa altura, os assaltantes atiraram o pó do extintor para dificultar o trabalho dos policiais. Em seguida, atiraram o objeto na direção deles.

Neste momento, por volta das 3h30, o casal de brasileiros saía de casa. A mulher trabalhava em um restaurante e entrava às 4h. Segundo uma fonte policial, o homem conduzia o carro e tentou recuar porque não tem carteira de motorista. Na tentativa de fuga, ele atingiu uma parede e furou o bloqueio policial. Em resposta, o carro foi alvejado.

Segundo uma fonte policial, o motorista não atendeu às ordens para parar e teria tentado, inclusive, atropelar os policiais. Além da 'semelhança' entre os carros dos bandidos e do casal, a fonte acrescentou que é comum esse tipo de gangue trocar de carro durante a fuga.

Um inquérito foi aberto para apurar o caso e os policiais terão de produzir um relatório para justificar o uso da arma. A intenção é apurar o ocorrido, identificar os policiais envolvidos, para que sejam alvo de inquérito disciplinar. 

O motorista brasileiro foi preso por conduzir o carro sem habilitação, desobediência ao sinal de paragem e por condução perigosa. Já os assaltantes conseguiram fugir. (AE/ com informações)

Reportar Erro