Estudo

Brasil terá mais de um milhão de habitantes acima de 100 anos ainda neste século

"Até o fim do século o homem será bem mais longevo, só não sabemos o quanto", disse o cardiologista Mario Maranhão

acessibilidade:

O médico cardiologista Mario Maranhão disse durante o Seminário Lide Saúde, em São Paulo, que o Brasil terá mais de um milhão de habitantes acima dos 100 anos ainda neste século. Ele apresentou um estudo de sua autoria e garante: a longevidade do brasileiro está crescendo muito. “Em quatro décadas a parcela mais velha da nossa população será do mesmo tamanho do grupo de pessoas de 15 a 49 anos. O Brasil é um dos cinco países que terão mais de um milhão de habitantes acima dos 100 anos ainda neste século”, afirmou.

De acordo com o estudo apresentado pelo médico, quando levado em consideração o mundo inteiro, a expectativa de vida das pessoas mais que duplicou: passou de 31 para 70 anos. “Até o fim do século o homem será bem mais longevo, só não sabemos o quanto”, declarou. Para ele, o fato revela uma conquista da civilização, que tem tomado cuidados especiais com a saúde e combatido doenças como diabetes, mal de Alzheimer, artrite e câncer.

Mario explica que, para evitar “doenças do desenvolvimento e da globalização” é preciso manter desde cedo um estilo de vida mais saudável: comer os alimentos certos (frutas, verduras e legumes), dormir bem, fazer exercícios prazerosos, ter ciclo de relações amplo e manter uma atitude positiva. . “Aqueles que têm uma relação de amor e amizade, sabem perdoar e não guardam rancor, são aqueles que vivem mais e retardam o envelhecimento”, concluiu.

Em sua apresentação, o especialista deu oito dicas para aumentar a expectativa de vida:

1. Levar uma vida saudável.

2. Restringir comidas calóricas.

3. Tomar uma taça de vinho tinto por dia.

4. Incluir peixes em sua dieta.

5. Comer chocolate amargo.

6. Beber três xícaras de chá por dia.

7. Abster-se de fumo e álcool.

8. Lidar com o estresse

Reportar Erro