Relatório CNJ

Brasil tem 5 milhões de ações trabalhistas em tramitação

O número é cinco vezes maior do que nos EUA, França e Japão

acessibilidade:

A Justiça do Trabalho no Brasil encontra-se com milhões de processos acumulados. São exatamente 5 milhões, registradas em relatório divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente a 2015.

O número é maior do que nos Estados Unidos, que tem apenas 125 mil processos na Justiça do Trabalho. Na França são 75 mil processos. E no Japão o número é ainda menor: 5 mil.

Segundo o CNJ, a Justiça do Trabalho no Brasil, mesmo tendo baixado cerca de 200 mil processos a mais do que o quantitativo ingressado (índice de atendimento à demanda de 105%), o estoque aumentou em 477 mil processos (10%) em relação ao ano anterior. Tal cenário ocorreu devido ao retorno de mais de 679 mil processos que foram reativados ou retornaram de instâncias inferiores e voltaram a tramitar após serem baixados. 

O acumulado de processos na Justiça do Trabalho está em uma crescente desde 2009, chegando a representar 119% do total de casos baixados. O crescimento acumulado deste período foi de 53,6%, ou seja, 1,7 milhão de processos a mais em relação aquele ano.

Reportar Erro