arapongagem americana

Brasil tem como descobrir quem ajuda espionagem dos eua

acessibilidade:

José Cruz ABr

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que tem denunciado o esquema de espionagem internacional dos Estados Unidos, afirmou há pouco que o governo brasileiro tem como descobrir quais empresas estão colaborando com o monitoramento de e-mails e ligações telefônicas de organizações e cidadãos.

Greenwald disse que a informação mais protegida pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana é o nome das empresas particulares que colaboram com seu esquema. Ele destacou que os documentos usam codinomes para tratar esses aliados.

Ele afirmou que um caminho é questionar as empresas no Brasil que têm acordos com as empresas de telecomunicações norte-americanas como a AT&T, Verizon etc. Também observou que esses acordos são públicos, e que o governo tem instrumentos para essa investigação.

O jornalista concordou com a sugestão do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) de que os governos deveriam se unir para criar regras-limite para esse tipo de espionagem.

Greenwald é colunista do jornal britânico The Guardian e revelou o esquema de espionagem do governo americano com base em informações do ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden. Ele participa de audiência pública conjunta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado..

A audiência continua na sala 7 da ala senador Alexandre Costa, no Senado.

Informações da Agência Câmara.

Reportar Erro