Celac

Brasil não voltará a crescer sem recuperação de vizinhos, diz Dilma

Ela participa de cúpula de países da América Latina e do Caribe, em Quito

acessibilidade:

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil não voltará a crescer se os demais países da América Latina também não se recuperarem. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) em Quito, no Equador, onde a presidente participa da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac).

"Nós temos muita consciência de que o Brasil não retoma a sua capacidade de crescer (…) Sem o crescimento dos demais países da América Latina. Sem que os demais países da América Latina tenham também condições de se recuperar", disse a presidente.

Ela afirmou ainda que os países latino americanos enfrentam "uma situação bastante adversa no cenário internacional", com queda no preço do petróleo e das demais commodities e desaceleração do crescimento da economia chinesa.

"Isso provocou uma forte valorização do dólar, que afeta as nossas economias. Nós tivemos uma desvalorização muito significativa", disse a presidente. "Na metade do meu primeiro governo, o dólar estava um para 1,5 real. Hoje está um dólar para 4 reais."

Segundo a presidente, é "fundamental" construir uma cooperação entre os países, "principalmente nesse momento de crise". "Ela já é fundamental nos momentos em que todos nós crescíamos, agora ela é fundamental justamente porque nós sairemos dessa situação em conjunto".

Reportar Erro