Brasil e Suécia discutem cooperação em Ciência e Tecnologia

acessibilidade:

A CAPES foi palco, nessa terça-feira, 20, da Innovation Weeks 2018. O seminário faz parte da semana de inovação que é organizada pela embaixada da Suécia e contou com participações e palestras de representantes da CAPES e do CNPq.

A iniciativa promove entre os dias 19 e 30 de novembro, por diversas regiões do país, discussões sobre as possibilidades de mobilidade de estudantes e pesquisadores entre os países. A Suécia, que investe 7% do PIB em educação, busca atrair universidades e centros de pesquisa com interesse em acordos de cooperação.

A colaboração entre o Brasil e a Suécia rendeu nos últimos 5 anos, 3.464 publicações em coautoria, tornando-a uma das principais parceiras do Brasil na cooperação em ciência e tecnologia. Flávio Velame, coordenador substituto de Negociação e Assessoramento Internacional do CNPq destacou: “A Suécia é o 21º principal parceiro do Brasil, e o Brasil é o 23º principal parceiro da Suécia. E são bastante diversificadas as coautorias”.

Pablo Ferreira, coordenador substituto de Parcerias Estratégicas com o Norte Global e com a Oceania, da CAPES, afirmou que cooperações internacionais buscam para a produção científica brasileira uma melhor qualidade. “Um dos vieses que tornam a nossa produção científica mais visível são as políticas de fomento à internacionalização e à mobilidade de cientistas e estudantes”.

Programa CAPES/STINT
O Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) é um programa que atua na seleção de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e suecos. A iniciativa busca fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e da Suécia, fomentando a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e suecos e a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

 

Compartilhe:

The post Brasil e Suécia discutem cooperação em Ciência e Tecnologia appeared first on Brasil CT&I.

Site Fonte: Brasil CT&I
Link original: Brasil e Suécia discutem cooperação em Ciência e Tecnologia

Reportar Erro