Próximo aos mais corruptos

Brasil aparece em 96° em ranking de corrupção com 180 países

Zero na escala significa alto índice de corrupção; país somou apenas 37

acessibilidade:

O movimento global contra a corrupção Transparência Internacional divulgou nesta quarta (21) o Índice de Percepção da Corrupção 2017. A pesquisa aponta que “a maioria dos países estão fazendo pouco ou nenhum esforço para acabar com a corrupção”.

O ranking, que engloba 180 países e territórios, classifica os países em uma escala de 0 a 100, em que zero representa um alto nível de corrupção e 100, alto nível de honestidade política. As análises são feitas por especialistas no assunto e executivos. Neste ano, 2/3 dos países analisados somaram menos de 50 pontos na escala, ficando na média de 43 pontos.

Abaixo da média mundial, o Brasil aparece no 96° lugar de 180, com 37 pontos – ao lado da Colômbia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e Zâmbia. Desde 2012, quando o índice começou a ser realizado, o país já perdeu seis pontos, caindo de 43 para 37 pontos. Em relação ao ano passado, o resultado verde e amarelo foi de uma queda de três pontos.

De 2014 – quando foi deflagrada a primeira fase da Operação Lava Jato, que evidenciou um dos maiores escândalos de corrupção do país – para 2015, o Brasil teve a sua maior queda entre anos: cinco pontos. No ano seguinte, a recuperação foi leve, de apenas dois pontos.

Melhores e piores

No primeiro lugar do pódio dos países “mais limpos” do Índice de Percepção da Corrupção 2017 está a Nova Zelândia, com 89 pontos. A média do país, no entanto, caiu em relação aos anos anteriores; a região insular já chegou a marcar 91 pontos no ranking – um dos maiores resultados até agora.

Em segundo lugar aparece a Dinamarca, com 88 pontos. O país nórdico teve, em 2014, a maior marca desde a criação do índice, ao atingir os 92 pontos na escala da corrupção, sendo 100 o número que classifica os países mais honestos. A medalha de bronze dos países mais limpos ficou com a Finlândia, que somou 85 pontos.

O último lugar do ranking está a Somália, com impressionantes nove pontos. O país localizado na região da África Subsariana já apresentou um dos piores resultados no índice ao atingir os sete pontos. De acordo com a pesquisa, o segundo país mais corrupto do mundo é o Sudão do Sul, seguindo pela Síria.

Em relação as regiões do mundo que apresentaram os piores desempenhos estão a África Subsariana, com uma média de 32 pontos, o Leste Europeu e a Ásia Central, ambos com uma média de 32 pontos na escala de corrupção.

Reportar Erro