Melhora da economia

Bolsa sobe mais de 11% em outubro e lidera ranking de investimentos

Dólar fechou cotado a R$ 3,1905 na última sessão do mês

acessibilidade:

A Bovespa fechou em alta de 0,96% nesta segunda-feira, 31, aos 64.924,51 pontos, o maior patamar desde 2 de abril de 2012. Assim, a Bolsa acumulou ganhos de 11,23% no mês – o maior retorno desde março, quando subiu 16,97% – e foi o investimento mais rentável de outubro. No ano, o Índice Bovespa fechou o mês com ganhos de 49,77%.

Para o administrador de investimentos Fabio Colombo, apesar do rali deste ano, a Bolsa ainda tem espaço para subir, pois está em um patamar considerado baixo diante da máxima histórica de 73.516 pontos, alcançada em maio de 2008.

A continuidade desse avanço depende, no entanto, das reformas fiscais do governo e de fatores políticos: "Caso algo afete a continuidade do governo Temer, como a Lava Jato, o resultado do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou percalços com o ajuste fiscal, isso pode levar à queda da Bolsa", diz, mas ressalta que a perspectiva é positiva. 

Outro destaque, segundo os cálculos do administrador, é o rendimento acumulado da poupança até outubro, que ficou em 6,88%. Assim, superou a inflação no mesmo período medida pelo IPCA-15, que foi de 6,11%. Segundo as projeções do último Relatório Focus do Banco Central, o IPCA, que mede a inflação oficial, deve terminar o ano também em 6,88%.

Dólar. O dólar comercial à vista fechou em baixa de 0,12%, cotado a R$ 3,1905 na última sessão do mês de outubro. O fluxo de recursos vindos do exterior com o programa de repatriação, apesar de menor no último dia do prazo para a adesão, ajudou a conter a valorização da moeda ante o real. Assim, a divisa americana encerrou o mês em baixa de 1,85%.

Na cena externa, as cotações do petróleo tiveram queda acentuada, diante de dúvidas sobre o fechamento de um acordo para reduzir a produção, que está sendo encabeçado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). (AE)

Reportar Erro