Perseguição

Bolívia retém por sete horas advogado de senador asilado

O caso lembra a retenção de brasileiro no aeroporto em Londres

acessibilidade:

O ex-senador e advogado do senador boliviano Roger Pito Molina, Luis Vásquez Villamor, foi retido por mais de sete horas pelo regime do cocaleiro Evo Morales no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, quando ele se preparava parviajar ao Brasil. O advogado perdeu o voo e desistiu da viagem. A alegação do regime de Morales para a violência contra o advogado foi a suspeia de que ele estaria de posse de documentos que seriam usados para subsidiar a defesa do senador no Conselho Nacional de Refugiados (Conare).

O advogado de Roberto Molina no Brasil, Fernando Tibúrcio, está indignado: “Esse lamentável incidente demonstra do que o Governo boliviano é capaz. A Justiça do país vizinho está hoje completamente submetida ao Estado.” Ele comparpu a retenção abusiva do colega boliviano ao que ocorreu recentemente no aeroporto de Heathrow, em Londres com o brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista que denunciou o esquema de espionagem norte-americano em vários países, mundo afora, inclundo o Brasil. As autoridades britânicas, servis aos EUA, alegaram que David portaria documentos que lhe teriam sido entregues por Edward Snowden, o ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) do governo norte-americano, que denunciou a bisbilhotagem.

Nesta quinta-feira, representantes do governo boliviano devem chegar ao Brasil para se reunir com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), com o objetivo de tentar convencê-lo de que o governo brasileiro “errou”, ao conceder asilo diplomático a Roger Pinto Molina, quando este se encontrava na embaixada do Brasil em la Paz.

Reportar Erro