Eleição na Argentina

Boca de urna de partidos aponta Scioli em primeiro

Conservador Mauricio Macri vem em segundo e há divergências sobre 2º turno

acessibilidade:

Uma das dúvidas sobre o resultado da eleição argentina parece ter se dissipado logo após o encerramento da votação, às 18h deste domingo, 25. O conservador Mauricio Macri ficou em segundo lugar ao superar o ex-kirchnerista Sergio Massa, segundo pesquisas de boca de urna das duas principais coalizões, a do governista Daniel Scioli e a de Macri, prefeito de Buenos Aires.

Massa chegou a apresentar uma ascensão nas pesquisas há um mês, fase em que a campanha de Macri sofreu com denúncias de corrupção que levaram ao afastamento de seu principal candidato a deputado, Fernando Niembro. Quanto a principal questão, se haverá segundo turno, não havia consenso entre governista e opositores. Integrantes da campanha de Scioli não se manifestaram oficialmente, mas informalmente previam uma vitória apertada em primeiro turno.

Na coalizão conservadora, chefes de campanha foram mais enfáticos ao dizer de que haverá nova votação em 22 de novembro. O chefe de campanha de Macri, Marcos Peña, afirmou que a diferença entre os dois primeiros colocados, segundo sua boca de urna, é menor do que a registrada na primária de agosto. Scioli obteve então 38,6% dos votos e a coalizão de Macri chegou a 30%. Para ganhar em primeiro turno, Scioli deveria chegar a 40% e abrir 10 pontos sobre o segundo colocado.

Reportar Erro