STF legislador

Barroso relata ação que pode viabilizar candidatura de Joaquim

STF julga possibilidade de candidatura sem filiação partidária

acessibilidade:

O ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido, por sorteio,  o novo relator no STF do Recurso Extraordinário com Agravo que julgará a possibilidade de pessoas sem vínculo partidário se candidatarem a cargos públicos. O relator anterior, Luiz Fux, se declarou impedido de julgar por já ter atuado no processo no TSE onde é o atual vice-presidente e, a partir de fevereiro do próximo ano, o presidente.

A chance de Joaquim
Caso o STF julgue procedente a ação crescem muito as chances do ex-presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa sair candidato nas próximas eleições para suceder Michel Temer. Joaquim Barbosa já admitiu  que não tem intenção de se filiar a qualquer partido político para concorrer a um cargo eletivo.

Em junho deste ano, após se referir a Barbosa como "negro de primeira linha", em uma cerimônia de inauguração da foto do ministro aposentado na galeria de ex-presidentes do STF, Barroso pediu desculpas, afirmando que a declaração foi infeliz. "Gostaria de pedir desculpas às pessoas a quem possa ter ofendido ou magoado com essa afirmação infeliz. Gostaria de pedir desculpas, sobretudo, se, involuntária e inconscientemente, tiver reforçado um estereótipo racista que passei a vida tentando combater e derrotar”, disse o ministro, que chegou a chorar.

Reportar Erro