STF

Barroso faz palestra na Escócia sobre sistemas jurídicos dos dois países

Mas o ministro estará de volta ao STF já nesta quarta-feira

acessibilidade:

Ministros Luís Barroso.O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz palestra nesta segunda-feira (30) palestra  na Universidade de  Edimburgo, na Escócia sobre a aproximação entre o sistema jurídico brasileiro é o dos anglo-saxões. Ele retorna na terça-feira, ao Brasil para participar das sessões do Supremo de quarta e quinta-feira.

Na sessão plenária de quinta-feira (2), Barroso irá levar o seu voto-vista no processo em que se discute se a vaquejada deve ser liberada ou proibida no Brasil. O julgamento está 1×1. Marco Aurélio Mello, o relator do processo, votou pela proibição e Luiz Fachin pela liberação. 

A ação contra a vaquejada, uma tradição cearense, foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot . Para Janot, a lei 15.299/2013, do estado do Ceará, vai contra a proteção ao meio ambiente , assegurada pelo artigo 225 da Constituição.

O relator , ministro Marco Aurélio, votou a favor da ação da PGR. Gilmar Mendes e Luís Fachin votaram pela improcedência da ação. Em processos anteriores, os ministros do STF declararam inconstitucional a Farra do Boi em Santa Catarina e Briga de Galo no Rio de Janeiro.

Reportar Erro