Na onda de protestos

Barrados, índios quebram vidro da Câmara dos Deputados

Barrados na Câmara, índios liderados por ONGs promovem quebra-quebra

acessibilidade:

Um grupo de 30 índios destruiu a porta de vidro do Anexo 1 da Câmara dos Deputados depois que tiveram entrada barrada na Casa. Eles manifestam desde ontem (1º) contra a PEC 215, que retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental. Eles chegaram a Brasília conduzidos por ONGs, inclusive internacionais, que perdem poder e influência com a nova proposta, que condiciona ao Congresso Nacional aprovar propostas de demarcações enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Hoje, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai.

Revoltados por terem sido barrados na entrada do Anexo 1, os índios usaram arcos, flechas e o pedestal do organizador de fila para bater no vidro, que se despedaçou em cacos. Depois do caos, eles conseguiram ser recebidos pelo presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT- PR).

Por meio da assessoria de imprensa, a Casa alegou que os índios foram barrados devido ao delimitado controle de número de pessoas na Câmara. Antes de quebrar os vidros, os índios interromperam o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios. Eles fecharam as seis vias do lado norte do Eixo Monumental na altura do Ministério da Justiça e as seis vias do lado sul perto do Palácio do Itamaraty.

Reportar Erro