Queridinho de Dilma

Barbosa será o novo ministro da Fazenda com saída de Levy

Ministro troca Planejamento por Fazenda, onde ficou por 8 anos

acessibilidade:

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, será o substituto de Joaquim Levy na Fazenda. Barbosa recebeu a ordem de voltar para Brasília ainda hoje para reunião com a presidente Dilma Rousseff. Entre 2006 e 2013, ele foi titular das secretarias de Acompanhamento Econômico, Política Econômica, além de secretário-Executivo (vice-ministro) de Mantega.

Levy manifestou preocupação com a situação do país e se disse injustiçado pela repercussão das políticas de ajuste fiscal executadas neste ano. Em comunicado enviado à imprensa hoje (18) à tarde, ele declarou que boa parte da crise econômica decorre de incertezas políticas. Durante tradicional café da manhã de fim de ano com jornalistas, Levy fez um balanço de sua gestão à frente da pasta, mas evitou confirmar se está de saída do governo.

O novo ministro da Fazenda é um dos poucos que goza de bom relacionamento e partilha das mesmas ideias da presidente Dilma. Ele participou da elaboração de carros-chefe dos governos petistas como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha Vida.

A situação de Levy ficou insustentável após divergir publicamente do programa econômico do governo Dilma, aliada à falta de autonomia para implementar estratégias de recuperação da economia que julga apropriadas para enfrentar a crise atual.

Reportar Erro