STF sem Joaquim

Barbosa anuncia em audiência no Senado que vai se aposentar

Decisão pode ser confirmada na sessão desta tarde no plenário do STF

acessibilidade:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pode anunciar a antecipação de sua aposentadoria durante a sessão de hoje (29) no Plenário do STF.  Barbosa fez um tour pela Praça dos Três Poderes para comunicar a decisão à presidenta Dilma Rousseff e aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

A aposentadoria de Joaquim Barbosa teria pegado a todos de surpresa, tanto que Renan chegou a afirmar que esse era “um dia triste”, logo após a conversa reservada com o ministro. Já Henrique Alves teria tido uma conversa mais descontraída, onde Barbosa explicou que vai se dedicar a projetos pessoais, entre eles “assistir aos jogos da Copa do Mundo”.

A notícia foi adiantada pela Coluna Cláudio Humberto ainda em novembro do ano passado, quando amigos próximos ao ministros garantiram que  ele não ficaria “um só dia” no tribunal com o ministro Ricardo Lewandowski na presidência. Ele sente “verdadeiro horror” de Lewandowski e prefere adiantar a aposentadoria.

Joaquim Barbosa é fascinado com a ideia de virar político, mas ainda não deixou claro se quer disputar a presidência algum dia, ele está louco para pleitear o cargo de senador ou governador, no Rio de Janeiro.

Em razão da legislação eleitoral, Joaquim Barbosa não poderá se candidatar este ano, porque, para isso, deveria se desincompatibilizar e se filiar a um partido político seis meses antes.

Após a renúncia de Joaquim, o ministro Ricardo Lewandowski assumirá interinamente a presidência do STF e do CNJ e a ministra Cármen Lúcia passará a ocupar a vice-presidência de ambos os órgãos.

Reportar Erro