Imigração

Barack Obama pede ajuda para combater imigração ilegal

Presidente quer combater imigração ilegal no país

acessibilidade:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está pronto para pedir ao Congresso US$2 milhões para enfrentar uma nova onda de imigrantes ilegais, entre eles muitas crianças desacompanhadas. O mandatário também pede que as autoridades locais tenham mais poder para acelerar o combate.

De acordo com fontes da Casa Branca, o presidente enviará amanhã, 30, uma carta ao Congresso com os pedidos, que incluirá também fundos de emergência para os programas de assistência humanitária para os novos imigrantes.

O jornal The New York Times noticiou que Obama também irá pedir que seja concedido ao secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, maior autoridade para acelerar a verificação e a repatriação dos menores que chegam desacompanhados.

De acordo com o jornal The Washington Post, desde o início deste ano entraram ilegalmente nos Estados Unidos cerca de 52 mil menores desacompanhados e 39 mil mulheres com crianças, assinalando um grande aumento em relação ao ano passado. Os imigrantes são provenientes, principalmente, da Guatemala, El Salvador e Honduras. (ANSA)

Reportar Erro