DIREITO A TRATAMENTO

Banda doa renda de clipe sobre ativista a pacientes de doenças raras

Clipe deve financiar luta de entidade por direitos de pacientes

acessibilidade:

O cardiologista e ativista dos direitos de portadores de doenças raras, Hemerson Casado Gama, inspirou a banda de rock alagoana Herocoice a lançar uma música em sua homenagem e a utilizar a renda obtida pelas visualizações de seu vídeo clipe no Youtube para arrecadar dinheiro e destiná-lo à entidade criada pelo médico alagoano para avançar no tratamento de pacientes.

O single “She won’t let you down”, que significa “Ela não vai te decepcionar”, homenageia a luta de Hemerson Casado contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e pela garantia universal do acesso aos tratamentos para doenças raras. A música expõe referências à batalha do cirurgião cardiovascular que criou a Associação Dr. Hemerson Casado Gama, após ser diagnosticado com a doença degenerativa, há cerca de cinco anos.

Hermerson Casado cobra tratamento digno há mais de cinco anosEm julho de 2016, o Diário do Poder denunciou que o suplente de deputado federal pelo PMDB de Alagoas foi alvo de uma conspiração de integrantes de seu próprio grupo político que o impediu de ser empossado no lugar do ministro do Turismo Marx Beltrão, que se licenciou do mandato na Câmara dos Deputados.

Hemerson Casado publicou, em setembro de 2017, um protesto desesperador em seu perfil do Facebook, em que denunciou a falta de medicamentos para portadores de ELA e acusou o governador Renan Filho (PMDB), seu aliado político, de instituir a pena de morte para ele e os pacientes alagoanos. 

Em novembro de 2017, Hemerson Casado recebeu, em sua residência, integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que realizaram a primeira audiência pública especial a ser transmitida da casa de uma vítima de violação aos Direitos Humanos, na qual foi discutida a questão dos direitos humanos das pessoas com doenças raras.

O vídeo clipe da homenagem foi lançado em 15 de dezembro e, em menos de um mês, tem seis mil visualizações e precisa ser visto por pelo menos 10 mil pessoas para, a partir daí, poder receber publicidade do YouTube, ser monetizado e receber a retribuição financeira pela audiência dos anúncios.

Para contribuir com a iniciativa, basta assistir o vídeo abaixou, ou acessar o link https://youtu.be/PKqAbCrYc5Q e compartilhar nas redes sociais.

Assista:

GLADIADOR ETERNO

A letra da música trata Hemerson Casado como um gladiador solitário na arena dos leões, após dar a vida a tantos corações. Poesia que eterniza a luta do ativista que, como diz a canção, estende a mão a tantos vilões, em busca de forças contra o inimigo invisível que o privou de movimentos, sem impedir a liberdade de seus pensamentos.

O guitarrista, compositor e líder da Herocoice, John Mendonça, 40, conheceu Hemerson Casado em meados de 2010, pouco tempo antes do médico e ativista descobrir ser portador de ELA, e afirma que esse trabalho é uma forma de homenagear o amigo guerreiro que não se abala diante dos desafios e limitações diárias impostos pela doença degenerativa.

“Para quem é compositor, a poesia está no ar. E essa foi uma forma de mostrar a admiração que tenho por ele continuar vivendo ativamente, ajudando tantas pessoas, desenvolvendo projetos e lutando por eles como se fosse viver para sempre”, destacou.

John Mendonça explicou ainda que a produção do trabalho foi totalmente independente, com disponibilização através das redes sociais da Herocoice, e que a banda é a primeira do Brasil a fazer campanha de monetização com doação das visualizações para organização sem fins lucrativos.

O trabalho da Associação Dr. Hemerson Casado pode ser visto no site http://www.hemersoncasado.com ou através do YouTube, Facebook e Instagram buscando pelo nome da entidade. (Com informações da assessoria da Associação Dr. Hemerson Casado)

Reportar Erro