Pressão funcionou

Finalmente o BB sinaliza que pode reaver dinheiro roubado no mensalão

Após 8 anos. Banco do Brasil finalmente se interessa pelos R$ 73,8 milhões srrupiados

acessibilidade:

Pressionado por denúncia da Coluna Cláudio Humberto, em primeira mão, de que oito anos depois ainda não havia se mexido para reaver o dinheiro surrupiado pelos mensaleiros, no esquema BB-Visanet, o Banco do Brasil finalmente dá sinais de que vai agir. Os recursos foram desviados por meio do seu ex-diretor de marketing Henrique Pizzolato, atualmente foragido na Itália. A insituição financeira decidiu ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedir cópia integral do processo para estudar as providências que poderão ser tomadas. Ou fazia isso ou seus diretores poderiam ser processados, entre outros crimes, por prevaricação.

O banco fez o pedido formalmente na última quarta-feira (21) e agora pensa em entrar com uma ação para reaver o que foi roubado por Pizzolato. Porém, um documento assinado pela Secretaria Judiciária do Supremo garante que foi encaminhado ao Banco do Brasil três DVDs contendo cópia integral do processo do mensalão, o que significa que a medida já poderia ter sido tomada.

O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi condenado pelo Supremo a 12 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Mesmo com pedido de prisão expedido, ele conseguiu fugir para a Itália, onde tem cidadania e pretende requerer um novo julgamento na Justiça local.

Pizzolato facilitou o roubo de R$ 73,8 milhões pela gangue do mensalão. O dinheiro foi desviado verbas publicitárias do Visanet, que o BB administrava. Trata-se da principal prova prova do uso de dinheiro público na trama. Parte do dinheiro foi para o PT e outra parte pagou dívidas da campanha de Lula, em 2002.

Reportar Erro