Greve

Bancários cruzam os braços por tempo indeterminado

Categoria pede reajuste salarial de 11,93%

acessibilidade:

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro, e o Comando Nacional dos Bancários anunciaram o início de greve nacional de bancários, por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (19). A categoria confirmou a adesão a greve em assembleias realizadas na noite de ontem (18).

Segundo Cordeiro, os bancários pedem reajuste salarial de 11,93%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses mais ganho real de 5%, além de melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e elevação do piso salarial, de R$ 1.519,00 para R$ 2.860,21. A proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi um reajuste linear de 6,1%, que corresponde a correção da inflação.

Cordeiro esclarece que os bancários de todo o país decidiram pela greve na semana passada, caso os banqueiros não apresentassem uma contraproposta melhor até ontem. “Tivemos quatro rodadas de negociação, mas a Fenaban nada ofereceu de aumento real, nem valorizou o piso salarial, o que causou indignação e levou à greve. O Brasil está crescendo, os bancos continuam batendo lucros recordes e, por isso, têm obrigação de apresentar uma proposta com conquistas econômicas e sociais como forma de respeito e valorização dos bancários”, disse o dirigente sindical.

Apesar da greve dos bancários, os consumidores não se isentam de pagar as contas em dia. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota advertindo que os clientes dos bancos têm uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras além das agências bancárias.

“Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados”, destaca a nota.

Reportar Erro