Intolerância

Ator petista da Globo pode ser condenado por cuspir em advogado

Pela agressão, Abreu está sujeito a cumprir penas alternativas

acessibilidade:

O ator global José de Abreu cuspiu em um advogado e na mulher ao seu lado em um restaurante de São Paulo. O ato de cuspir não é tão inofensivo diante da lei e, segundo o advogado Erick Wilson Pereira, especialista em Direito e Cidadania, “é um crime de menor potencial, mas está sujeito a multa e prestação de serviços”. 

Ainda segundo o advogado, deve ser julgado pelo Juizado de Pequenas Causas e a pena prescrita é, geralmente, de cestas básicas, revertidas para alguma instituição de caridade. 

Mas Erick ressalta que é um comportamento antissocial, que não se justifica mesmo em retribuição a uma agressão verbal. “Não pode ser considerado legítima defesa; se a pessoa se sentiu agredida, tem o Judiciário para recorrer”, explica.

Abreu disse sentir-se "ofendido", cuspiu nos supostos "agressores" e depois ainda se jactou disso, nas redes sociais. Ele justificou seu gesto como homenagem ao deputado Jean Wyllys, que, por sua vez, cuspiu no deputado Jair Bolsonaro durante a sessão da Câmara que votou o impeachment da presidente Dilma, em 17 de abril.

A ciusparada do ator global logo mereceu comentários nas redes sociais. Meme assinado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) ironiza o gesto de Abreu: "Petistas aprenderam a cuspir. Em breve, vão aprender a andar, falar e ir ao banheiro sozinhos".

Reportar Erro