Ator militante faz campanha para atrair filiações ao PT
Ator da Globo acha que roubalheira do mensalão, atestada no STF, "golpe"
Mesmo depois de anunciar que desistiu de ser candidato a deputado federal, o ator José de Abreu ? que atualmente interpreta o empresário Ernest Hauser na novela Joia Rara, da TV Globo ? continua fazendo propaganda para o PT. O partido publicou um vídeo com a hastag ?Orgulho Petista?, onde o ator e militante filiado conta como foi seu ?encontro com o PT?. ?Muito antes do PT ser fundado, eu fui muito amigo de dois fundadores do PT, o José Dirceu e o José Mentor?, contou. Segundo Abreu, ele e os colegas chegaram a ser presos juntos no período da Ditadura Militar, quando ele foi obrigado a mudar diversas vezes para se livrar das represálias. ?Em 80, quando o PT foi fundado, eu estava em Porto Alegre ? onde não tinha relação nenhuma com o PT. Hoje sou filiado?, afirmou.
O ator também comentou no vídeo o escândalo do mensalão, esquema que consistia na compra de votos no Congresso Nacional para favorecer o governo do ex-presidente Lula e que terminou com a prisão de petistas, inclusive seu colega: José Dirceu. ?Quando a história do mensalão começou a aparecer, de uma maneira muito forte, eu tive a sensação de que havia um golpe de estado sendo armado?, declarou. ?Foi naquele momento que eu achei que devia voltar para fazer uma luta política mais intensa, porque eu achei que a conquista do poder não tinha sido suficiente?, completou.
O ator era uma das apostas do PT como ?puxador de votos? para o governo do estado do Rio de Janeiro. Porém, ele desistiu da empreita eleitoral – mesmo depois de filiado – a pedido de amigos e familiares, já que, se eleito, ficaria quatro anos sem poder atuar nas telinhas.