Mais Médicos

Atendimento por médicos estrangeiros pode atrasar em estados

Ao menos cinco conselhos de medicina oferecem resistência ao programa

acessibilidade:

O Programa Mais Médicos do governo federal que tem causado polêmica em todo país, poderá enfrentar dificuldades para iniciar o trabalho, em alguns estados, inicialmente previsto para esta segunda.

Os Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul apontam que a boa parte dos médicos estrangeiros estão com a documentação incompleta. No Espírito Santo, dois médicos formados no exterior tiveram o registro recusado. O conselho do Ceará acionou a justiça contra o programa. Na quarta-feira, o órgão conseguiu na justiça uma liminar que desobrigava a registrar médicos não aprovados no Revalida ? exame de revalidação do diploma para profissionais não formados no Brasil – no entanto, o governo federal recorreu e derrubou a liminar no dia seguinte.

Com atraso no cronograma, a partir desta segunda-feira (16), os médicos passarão por uma semana de acolhimento para conhecer a estrutura dos serviços públicos de saúde e as características específicas da população que irão atuar. No dia 22, os médicos seguem para os municípios nos quais serão irão trabalhar.

No último final de semana de agosto, os médicos estrangeiros chegaram ao Brasil, os profissionais passaram por três semanas de avaliação em oito capitais do país até a última sexta (13).

 

 

Reportar Erro