Síria

Assad recusa ajuda estrangeira para resolver conflito

Para o presidente, só o povo Sírio pode decidir sobre os rumos do país

acessibilidade:

O presidente sírio Bashar Al Assad afirmou que não quer ajuda estrangeira para por fim ao conflito no país. O recado foi dado para o enviado das Nações Unidas (ONU) à Síria, Lakhdar Brahimi. Eles se encontraram em Damasco, quando ele disse que só o povo Sírio poderá decidir os rumos que o país tomará. ?O povo sírio é a única parte a ter o direito de decidir o futuro do seu país. Qualquer solução ou acordo deverá ter o aval dos sírios e refletir a sua vontade, longe de interferências externas?, afirmou.

A reunião entre os dois durou menos de uma hora, mas Lakhdar se encontrará ainda hoje (31) com membros da oposição antes de partir para Beirute, no Líbano, para tentar algum acordo positivo.

Essas visitas do enviado fazem parte de uma missão ao Oriente Médio para tentar viabilizar a Conferência Genebra 2. A viagem começou pelo Egito, em meados de outubro.

Cerca de 115 mil pessoas já morreram no conflito na Síria, que teve início em março de 2011. A crise também causou o refúgio de outras 5 milhões de pessoas que estão acampadas em países vizinhos, com medo de voltar.

Reportar Erro