Eleições parlamentares

Argentinos vão às urnas para renovar Câmara e Senado

Para cientista político, as eleições marcam "o princípio do fim do kirchnerismo"

acessibilidade:

cristina_kirchnerOs argentinos vão às urnas neste domingo (27) para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. O resultado das eleições será importante para definir o apoio político à presidenta Cristina Kirchner nos dois últimos anos de seu segundo mandato.

A partir do novo parlamento, aparecerá o sucessor presidencial para as eleições de 2015.

Para o analista político Rosendo Fraga, as eleições podem ser um marco de um novo tempo para a Argentina. ?Essa eleição não deve provocar grandes mudanças na composição do Congresso, mas marca o princípio do fim do kirchnerismo?, disse Fraga.

Cristina Kirchner cumpre o segundo mandato como presidenta. Ela foi reeleita com 54% dos votos, um ano após a morte de seu marido, Nestor Kirchner. Pela Constituição, Cristina Kirchner não tem direito a um terceiro mandato consecutivo.

?Para reformar a Constituição, a presidenta precisaria de dois terços dos votos no Congresso, o que dificilmente terá. Portanto, o que está em jogo agora é saber se ela vai ter forças para fazer sua sucessão ou se o próximo governo ficará nas mãos da oposição?, disse o analista político Roberto Bacman.

Reportar Erro