Pesquisa presidencial

'Sem ser candidato, ter entre 6% e 12%, é um bom começo', diz Alckmin

Para tucano, pesquisas ainda não têm significado político

acessibilidade:

O governador Geraldo Alckmin afirmou nesta terça-feira, 5, que considera "um bom começo" os números de intenção de voto que sua candidatura ostenta neste momento da corrida eleitoral.

"Você, sem ser candidato, ter entre 6% e 12%, dependendo do cenário, é um bom começo", afirmou o tucano em relação à pesquisa Datafolha divulgada no final de semana. Entre os vários cenários apresentados na pesquisa, Alckmin aparece em quarto lugar, com 8% das intenções de voto, atrás de Lula (35%), Jair Bolsonaro (17%) e Marina Silva (13%). Numa hipótese sem o PT, Alckmin recebeu 10% das intenções de voto, atrás de Marina (22%) e Bolsonaro (19%). Numa corrida eleitoral com o petista Fernando Haddad, Alckmin continua em terceiro, mas com 9% das intenções de voto. Este é o mesmo número em uma eventual disputa com o também tucano João Doria no cenário.

O governador argumentou ainda que os resultados das pesquisas neste momento, que colocam o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) à frente, refletem apenas um "recall" de votação e que não têm significado político. 

"Os argumentos da eleição serão lá na frente e a população vai ser muito exigente. As grandes mudanças são no final da campanha, o povo reflete e aí sim tem a definição de voto. Tudo tem seu momento."

O PSDB realiza neste final de semana a convenção nacional do partido, que deve eleger Alckmin como presidente da legenda. Existe uma expectativa de que o governador também seja lançado como candidato do PSDB ao Planalto, mas isto depende de outras candidaturas, como a do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. Questionado sobre a possibilidade de realização de prévias, ele não mostrou resistência. "Prévia não divide, prévia escolhe", resumiu.

Reportar Erro